A Austrália tem muitas curiosidades. Afinal, trata-se de um país de dimensão continental, rico em cultura e costumes únicos.
Compreender esses aspectos surpreendentes pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre a Terra Kangaroo! Então, que tal 10 fatos sobre a Austrália em profundidade? acompanhamento!
A Austrália tem a maior população costeira do mundo
A Austrália é um país continental, cobrindo uma área de quase 8 milhões de quilômetros quadrados, cercada pelo mar. Portanto, possui um grande número de praias: quase 11.000! No entanto, a maior parte do território australiano é formado por regiões semi-áridas e desérticas, que constituem o famoso interior australiano.
Como resultado, sua população é de apenas 24 milhões (é um dos países menos populosos do mundo), concentrada principalmente nas áreas costeiras. Como resultado, cerca de 85% da população da Austrália – ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas – vive a menos de 50 quilômetros da costa. É por isso que estamos falando do país costeiro mais populoso do mundo!
O supermercado não vende bebidas alcoólicas
A Austrália é um dos países que mais consome bebidas alcoólicas (como vinho e cerveja) no mundo. Existem até cervejas artesanais de alta qualidade produzidas localmente. Em termos de vinho, a Austrália possui cerca de 60 regiões produtoras de vinho localizadas na periferia de cidades como Sydney, Adelaide e Melbourne.
Porém, mesmo com tantas tradições em bebidas, o país possui leis restritivas à sua comercialização. Ao contrário da situação do Brasil e de vários países do mundo, a Austrália proíbe a venda de álcool em supermercados: apenas lojas e bares licenciados podem vender álcool. Além disso, é proibido beber álcool em locais públicos como ruas, praias e parques.
Costumava comer carne de canguru
Não é à toa que a Austrália é chamada de “Cidade Natal dos Cangurus”: o número de animais gira em torno de 50 milhões! Isso é cerca de duas vezes a população do país.
Pode parecer estranho que os animais simbólicos da Austrália sejam caçados e comidos, mas esse hábito pode ser rastreado há milhares de anos: é uma prática comum entre os aborígenes da região. Nos últimos anos, esse costume se desenvolveu mais nas grandes cidades.
Embora a Austrália tenha leis rígidas sobre o abate de animais, devido ao rápido aumento populacional, que representa uma ameaça à biodiversidade local, houve incentivos recentes para a caça e o consumo. Portanto, se era mais fácil encontrar carne de canguru em açougues especializados, hoje é muito comum comprar carne de canguru na forma de hambúrgueres, salsichas e bifes nos grandes supermercados. Vale a pena tentar!
A maioria dos australianos nasceu em outro país
A grande maioria dos australianos são europeus – principalmente britânicos (devido à colonização britânica do país), escoceses e irlandeses. Também há descendentes de alemães e italianos. Atualmente, a população aborígine local representa apenas 2,5% da população total.
No entanto, muitas pessoas que vivem na Austrália nasceram em outro país: cerca de 25% da população são estrangeiros. Esse é um dos fatores que tornam o país um dos mais amigos do exterior, o que é muito adequado para programas de intercâmbio.
Melbourne é uma das cidades mais habitáveis do mundo
Nada combina com ninguém: Melbourne foi classificada entre as cidades mais habitáveis do mundo pela revista The Economist por sete anos consecutivos. Desde o início da pesquisa em 2006, esta cidade australiana está entre as três primeiras.
Assim, Melbourne deixou para trás pesos pesados como Viena e Vancouver. A Austrália é mais proeminente em termos de residência nas outras duas cidades entre as 10 primeiras: Adelaide (6ª) e Perth (7ª). Existem muitos destinos no país para escolher e vivenciar uma experiência incrível!
Canberra é a capital porque não é uma cidade costeira
Muitas pessoas estão confusas e pensam que a capital da Austrália é Sydney. Na verdade, é Canberra. Mas por que escolher esta cidade em vez de Sydney ou mesmo Melbourne?
Conta a lenda que o confronto interminável entre Sydney e Melbourne por posições na capital nacional permitiu às autoridades encontrar uma solução simples: em 1908, escolheram outra cidade, Canberra. No entanto, os fatos são diferentes.
No início do século 20, havia um consenso de que seria melhor usar cidades não litorâneas como capitais, pois isso reduziria a chance de bombardeios no mar. Além disso, existem muitas doenças que podem facilmente se espalhar para as cidades ao nível do mar. Por essas razões, Sydney e Melbourne foram ignoradas e selecionadas por Canberra.
A primeira polícia local era composta por prisioneiros
Isso soa como uma piada, mas não é! Outra coisa interessante sobre a Austrália é que sua primeira força policial consistia de 12 homens condenados que foram selecionados por seu bom desempenho na prisão local.
No início de 1800, a atividade criminosa começou a crescer em território australiano, que ainda era uma colônia britânica. O governador-colono Arthur Philip subsequentemente decidiu formar uma equipe de patrulha local “Night Watchman”.
No entanto, devido ao pequeno número de pessoas disponíveis para servir, Philip não tinha muita escolha: a solução foi selecionar 12 “melhores” prisioneiros e dividi-los em quatro grupos e distribuí-los em regiões diferentes.
A Austrália é o primeiro país independente a permitir que as mulheres votem
A Austrália deixou de ser uma colônia em 1901 e tomou uma decisão progressiva imediatamente. No ano seguinte, o Commonwealth Franchise Act de 1902 foi aprovado, tornando-o o primeiro país independente do mundo a permitir que as mulheres votassem e fossem votadas em nível nacional.
Ao longo da década de 1890, as feministas ganharam ampla atenção na Austrália, lutando pelo direito das mulheres de participarem da política. Durante este período, cada colônia que constituía o território australiano tinha pelo menos um grupo feminista. Os bons resultados do movimento surgiram, portanto, no início do século XX.
Alguns animais só existem na Austrália
A Oceania é um continente isolado, razão pela qual as várias espécies de animais que se desenvolveram nesta área são únicas. A rica vida selvagem da Austrália é, portanto, mundialmente famosa.
Entre os animais que só podem ser encontrados no país estão cangurus, coalas, tasmânia, ornitorrinco, equidna e cisne negro.
Algumas das grandes estrelas da cultura pop internacional são australianas
Alguns dos atores e músicos mais famosos e conhecidos do mundo nasceram ou fizeram carreira na Austrália. Muitas pessoas não sabem disso, porque quando os virem nos filmes de Hollywood ou chegarem às paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, elas automaticamente pensarão que são americanas ou britânicas.
Atores Hugh Jackman, Nicole Kidman (Apesar de não ter nascido na Austrália, a atriz mudou-se para o país quando tinha 3 anos e dizia ser australiana), Cate Blanchett, Russell Crowe (Embora nascido na Nova Zelândia, o ator foi naturalizado na Austrália e morou em Sydney desde que era criança. Por exemplo, Margot Robbie e o falecido Heath Ledger eram ambos australianos. Em termos musicais, vale citar a combinação AC / DC e os cantores Nick Cave, Sia, Iggy Azalea, etc.