Os insetos não apenas polinizam as plantações, mas também polinizam as plantas selvagens, fornecendo serviços ecossistêmicos essenciais para a biodiversidade. Estima-se que 35% da produção agrícola global e 85% das plantas selvagens dependem em certa medida da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são o meio mais importante e eficaz.
De acordo com a Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), mais de três quartos das safras de alimentos do mundo dependem de insetos e outros animais para a polinização. A produção anual global de alimentos entre 235 bilhões e 577 bilhões de dólares americanos depende da contribuição direta dos polinizadores.
“As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas e são amplamente consideradas como as mais importantes para esta função em escala global. Mais de 20.000 espécies de abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – foram descritas, e um número incerto ainda é desconhecido . Só no Brasil já foram identificadas cerca de 3 mil espécies de abelhas, 80% delas na floresta amazônica ”, disse Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa e membro do Comitê Científico da ABELHA.
Veja a seguinte lista de dez fatos sobre esses pequenos insetos:
- As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos para consumo humano.
- Uma das primeiras bebidas humanas é o mel fermentado.
- Uma abelha voa a uma velocidade de 25 quilômetros por hora.
- As abelhas visitam cerca de 4 milhões de flores para produzir 1 kg de mel.
- A geleia real é o único alimento na vida da rainha.
- A partir do nono dia de vida, a abelha rainha se prepara para o vôo nupcial, quando será fecundada pelo zangão.
- Em média, uma abelha visita 50 a 1000 flores por dia.
- Apenas trabalhadores (mulheres) trabalham. A única tarefa do macho (zangão) é fertilizar a rainha.
- Na estação mais fria do ano, quando a comida é escassa, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou frio.
- Uma abelha pesa 300 vezes seu próprio peso.