1 – Este país tem muitos climas separados por algumas horas: montanhas com picos nevados, praias caribenhas, florestas tropicais … Mas o clima em cada região é quase o mesmo durante todo o ano. Em Cartagena, o clima é sempre tropical. Em Bogotá é frio e chuvoso, em Medellín é temperado.
2 – Entre 1821 e 1831, os territórios existentes da Colômbia, Equador, Venezuela e Panamá formaram um único país, a Grande Colômbia. Acredito que essa parte da história da América Latina não seja bem compreendida na maioria das escolas brasileiras, mas é muito interessante e nos diz muito.
3 – A Colômbia é responsável por 50% da produção mundial de esmeraldas. Não é lindo? Infelizmente, a exploração dessas rochas feitas de explosivos e mercúrio é uma das maiores ameaças ao meio ambiente por lá.
4 – Falando em meio ambiente: em termos de biodiversidade, perdem apenas para o Brasil. Você sabia que 10% dos animais e plantas do mundo podem ser encontrados lá? Para quem gosta de observação de pássaros, este país é particularmente interessante porque tem mais pássaros do que todas as aves da América do Norte e da Europa juntas.
5 – O espanhol é a língua oficial da Colômbia, 99,2% da população fala espanhol, mas a constituição de 1991 reconheceu mais de 60 dialetos indígenas existentes lá como língua oficial comum. De acordo com o censo de 2005, 49% da população colombiana é mista, 37% branca, 10,6% negra e 3,4% indígena.
6 – Medellín é famosa pelo cartel que leva seu nome e pela era feroz e violenta dos ataques a bomba todos os dias. Hoje, ela vive em uma realidade completamente diferente e é um modelo para superar as dificuldades. Além de ser considerada referência em transporte urbano, foi eleita a cidade mais inovadora do mundo pelo Wall Street Journal em 2013. Todos os meus amigos que estiveram lá gostaram. 🙂
7 – Das 32 províncias (estados) da Colômbia, 20 são plantações de café. Uma das principais razões pelas quais o café lá é tão bom é a estabilidade climática que mencionei acima, que é muito útil para o cultivo de grãos de café. Além disso, o clima montanhoso e o clima equatorial são propícios ao desenvolvimento das variedades de Arábica, que são as variedades mais consumidas no mundo.
8 – O carnaval é uma festa importante na Colômbia, mas só se realiza na Província Atlântica, onde se localizam cidades como Cartagena, Barranquilla e Santa Marta. É muito famoso o Carnaval de Barranquillaro, cujo acontecimento mais importante é a Batalha das Flores, que teve origem na Guerra dos Mil Dias (1899-1902).
Naquela época, para mostrar respeito aos que perderam seus entes queridos no conflito, o prefeito da cidade cancelou o carnaval. Após a assinatura da paz, a festa voltou e deu início ao desfile, onde dois grupos usaram flores, confete e serpentina como “armas” para a batalha.
9 – A Amazônia ocupa mais de 50% do território da Colômbia, mas apenas 3% da população vive lá. Isso ocorre porque a maior parte da área tem florestas densas ou muitos relevos de montanha de difícil acesso. Por causa disso, a área se tornou um local popular para guerrilheiros e grupos paramilitares, o que também fez com que outras populações se afastassem.
10 – A cumbia é um dos principais ritmos musicais da Colômbia, originado em Cartagena, principal porta de entrada dos escravos africanos. A influência musical dos escravos foi misturada com dança indígena e colonos espanhóis – a propósito, eu achei essa música mista colombiana muito nordestina. 🙂
Inicialmente, esse ritmo não foi bem sucedido em outras partes do país, pois no início do século 20, as coisas do litoral eram consideradas comuns. Essa situação mudou quando Lucho Bermúdez reuniu vários músicos destacados de grandes bandas americanas e fez a música negra “aceita” pela classe média alta nas grandes cidades. Estou muito feliz que funcionou, porque a cumbia é um dos meus ritmos musicais favoritos. <3
Quem esteve lá e encontrou outras curiosidades sobre a Colômbia in loco? Conte-nos nos comentários!